quinta-feira, 26 de novembro de 2009

pop-art


A pop arte é um movimento artístico que representa uma crítica dual ao bombardeamento dos artigos de consumo massificados. È uma arte que se coloca em oposição ao hermetismo modernista, uma vez que nega a separação da vida e da arte. Por isso, tem como característica a utilização de elementos da vida cotidiana fazendo uso principalmente dos símbolos estéticos como a publicidade, quadrinhos, iconografias televisivas, etc.

Um dos representantes mais expressivos desse movimento chama - se Andy Warhol (1928 – 1987) seu trabalho tem como marca o uso do desenho simplificado, as cores saturadas, além do exagero da simultaneidade. Warhol foi o criador de obras que buscavam retratar ídolos da música e do cinema, dado que acreditava que estas pessoas apesar do sucesso não tinham expressividade própria, ou seja, não eram únicas, singulares, mas apenas vazias e totalmente impessoais. Esta conceituação é representada pelo tratamento mecânico dado a obra em detrimento do contato manual, ou seja, esse caráter de reprodutividade reflete o efeito puramente estético e decorativo que estes ídolos simbolizavam. A representação de Marilyn Monroe é uma das suas mais famosas produções.

Podemos perceber uma clara referência a pop arte na imagem que retrata a famosa cantora pop Britney Spears recebendo o mesmo tratamento dado ao retrato de Marilyn Monroe. Talvez até, com o mesmo intuito de refletir o que Andy Warhol achava das celebridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário